sábado, 23 de junho de 2012

A verdade em suas mentiras



Você sabe quando uma pessoa está mentindo. Dizem que ela emite vários sinais, tão pequenos que não somos capazes de interpretar conscientemente, mas que no fundo de nossa mente, sem saber, nós os captamos. Alguém que está mentindo não te olha nos olhos, talvez porque tenha medo de que você enxergue a verdade diretamente na fonte da mentira: a alma.

Mas nós enxergamos, mesmo assim. A mentira tem cheiro. Conseguimos ver a mentira de longe. Aquela contração de um milionésimo de segundo entre as sobrancelhas da pessoa, que nós nem sabemos que vimos, faz um alarme apitar dentro das nossas cabeças, e a gente sabe quando algo não é verdadeiro. Todos nós temos este mecanismo, alguns de nós nem sabem que têm, outros não o desenvolveu.

A diferença, no entanto, não está em como enxergamos a mentira. Está em como não queremos enxergar a verdade. Às vezes ela é tão fria e difícil que preferimos acreditar na mentira que nos é contada. Programamos nosso próprio cérebro para acreditar em uma história cheia de buracos porque sabemos que se a verdade resolver vir à tona, vai doer. Então nós tapamos os olhos, ignoramos os sinais, e só ouvimos. Deixamos que a mentira entre e nos conforte, mesmo quando ela tem arestas mal aparadas que não se encaixam em lugar nenhum.

Mas por mais que tentemos acreditar nas mentiras dos outros, existe essa voz em algum lugar que não nos deixa mentir para nós mesmos. Não adianta tentar tapar o sol com a peneira. Ela está ali, clara, nua e crua, bem debaixo do nosso nariz: a versão real dos fatos; a resposta para todas as nossas perguntas; o antídoto para todos os venenos que circulam em nossas mentes. A verdade.

A verdade desata a maioria dos nós, clareia tudo aquilo que parece confuso e sem sentido, preenche as lacunas das nossas dúvidas. A verdade é a única coisa que pode nos salvar, e, mesmo assim, é a última coisa que queremos enxergar nos olhos de alguém.

Um comentário:

Gabriel disse...

Muito bom o seu texto. Você escreve muito bem.

Visitas