segunda-feira, 23 de abril de 2012

Amanhã você não fez

Tive uma professora em um curso que eu fiz que, ao se despedir, dizia "Sejam felizes por vinte e quatro horas." A reação das pessoas era sempre a mesma: riam e comentavam "Nossa, mas só por vinte e quatro horas? E amanhã?" E talvez esse seja exatamente o nosso problema: amanhã.

A gente entra em depressão no domingo porque amanhã é segunda-feira. Sofremos de insegurança em um relacionamento que está indo bem hoje, mas que amanhã pode acabar. Lemos o horóscopo do mês pra saber o que vai acontecer no futuro, compramos revistas pra saber o que vai acontecer na novela a semana inteira, nos preocupamos com a vida pós-morte. Mas e a pré-morte? E o domingo ensolarado que está fazendo hoje? E a mensagem inesperada que você recebeu nessa madrugada?

Temos o péssimo costume de querer viver no futuro, resolver coisas que nem aconteceram ainda, e no final das contas, a gente não vive hoje e nem o amanhã, porque quando ele chega, a gente já está preocupado com o depois de amanhã. A vida se transforma na cenoura pendurada na frente do cavalo, que a persegue eternamente, sem nunca conseguir saboreá-la de fato.

Não estamos satisfeitos em ser felizes hoje, queremos ser felizes para sempre. Queremos que o feriado não acabe nunca, que o amor verdadeiro dure até que a morte nos separe ou além. Pagamos mais caro por produtos com garantia estendida de vinte e cinco anos. Ignoramos que talvez as felicidades instantâneas sejam as mais sinceras e raras, que amores de curto prazo são capítulos bons das nossas vidas que doem ao ir embora, mas que nos tornam mais maduros, nos ensinam a dar valor nos momentos, porque realmente a gente nunca sabe quando (e se) eles vão acabar... mas a gente aprende que, depois que acabou, depois que um momento único e incrível se foi, não tem mais volta. A gente só pode viver eles no agora.

Acho que era mais ou menos isso que a professora Gláucia queria dizer. Ser feliz em vinte e quatro horas é mesmo um desafio. Mas a vida não espera, nem tem garantia estendida. É o único prazo garantido que a gente tem pra ser feliz.

Um comentário:

Dany disse...

Ahhhh vc achou q nao lia mais seu blog né...
Mas este post nao pude deixar de comentar...

Se todos se preocupassemos menos com o amanha seriamos muito mais felizes hoje e teriamos menos arrependimentos sempre!

Beijos

Visitas