segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

As brigas que perdi

Nos ensinaram a lutar por aquilo que queremos e a nunca desistir. Por mais que as coisas continuem difíceis, por mais que você esteja derrotado, lute. No final, terá valido a pena e você terá sua recompensa. Foi assim que conseguimos a maior parte do que temos e somos. Mesmo com os tombos, fomos obrigados a aprender a andar, e se algum dia tivéssemos desistido, nunca chegaríamos longe com nossas próprias pernas. Mas no meio desse processo começamos a confundir lutar com insistir.

Insistimos demais. Em tudo. Em relacionamentos que nunca vão dar certo, e a gente sabe disso, mas continua insistindo. Em confiar em pessoas que nos decepcionaram dezenas de vezes. Em ser legais com completos idiotas. Em perder tempo tentando consertar as coisas. Em ligar. Em procurar saber e se importar. Em tentar reatar laços que na verdade nunca passaram de nós mal dados.

Insistimos tanto em querer mudar as coisas que ignoramos o fato de que talvez elas não sejam mutáveis e a única saída é simplesmente desistir. E isso fere o nosso orgulho, a nossa honra. Nos disseram que isso é fraqueza, que os fortes lutam, os fortes persistem. Eu diria que os fortes sabem quando desistir.

É preciso encarar a verdade, mesmo quando ela não é exatamente como gostaríamos que fosse. Algumas lutas simplesmente não valem a pena. São lutas perdidas e insistir nelas é inútil. É necessário abandoná-las, arquivá-las, dar-se por vencido e procurar razões melhores para lutar.

No final das contas, o que tem que ficar, fica, assim como o que tem que ir, vai. Se não te faz bem, se não preenche espaços, se não acrescenta nada, se não te traz uma vibe positiva, é sinal de que tem que ir. Abra mão daquilo que nunca foi verdadeiro. Abra mão daquilo que não te serve mais, daquilo que nunca serviu pra muita coisa. Aquilo que não te faz bem, não vai te fazer falta.

Desistir de brigas impossíveis, desgastantes e invencíveis significa lutar por si mesmo. Esta é a única coisa da qual você nunca deve desistir.

Nenhum comentário:

Visitas