sábado, 13 de abril de 2013

Explicação


Quando eu era criança, havia um bordão clássico para quando alguém fizesse uma pergunta e outra pessoa respondesse "porque sim". Você se lembra. Consegue ouvir a voz do rapaz com roupa colorida dizendo que "porque sim" não é resposta. Eu acreditei nisso durante duas décadas.

Quando o amor acaba, quando alguém vai embora, quando algo ruim acontece, a gente não se dá por vencido enquanto não encontra uma explicação. Seguir em frente acaba dependendo disso. Por que isso foi acontecer comigo? Por que, depois de tudo, eu tive que passar por isso? Por que eu estou sozinho? A gente não descansa enquanto não encontra respostas para isso. O problema é que algumas coisas não têm resposta.

Nos ensinaram com a melhor das intenções que "porque sim" não é resposta. Não era por mal que o cara de roupa colorida ficava manuseando aquele controle remoto, procurando uma explicação para tudo, e então dizia "acho que encontrei!" A curiosidade é um instinto vital, precisamos querer saber por quê. Mas a vida real não vem com um controle remoto de explicações. Nem sempre a gente encontra as respostas para nossas perguntas, e nos prendemos a histórias infinitas, analisando passo a passo tudo o que aconteceu, tentando encontrar uma razão, um motivo, algo que nos permita entender as coisas e seguir em frente, quando a resposta para todas as nossas perguntas é tão simples que chega a ser condenável: porque sim.

Você pode passar a vida procurando por respostas que nunca virão, que talvez nem existam. O amor simplesmente acaba, momentos desaparecem, pessoas vão embora. A vida muda em um instante e tudo que a gente pode fazer é aceitar que algumas coisas não têm explicação. Elas simplesmente acontecem, e são consequências de se estar vivo. Por quê? Porque sim. É só isso que você precisa saber.

2 comentários:

Dany tiepo disse...

Bem isso, o porque sim é a melhor resposta para fugir de maiores explicações. Lendo isso tive a certeza que mais venho buscando. Hora de me livrar do luto interno e voltar a viver. E se alguém perguntar pq vivi fechada durante 12 meses, simplesmente responderei porque sim, e porque quero viver de novo, apenas porque esta na hora.

Explicar pra que, se tem gente que não quer entender.

Mayra Borges disse...

E tem quem pare no tempo e se prenda a perguntas sem respostas, deixa de caminhar e morre se corroendo pelas dúvidas. Nada é completo se não chegar ao fim, isso é simples e além da nossa capacidade de compreensão. Gostei muito do seu texto, provoca o pensamento, sabe? E isso é muito bom, ler algo que vai ficar martelando na mente. Parabéns!

Estou seguindo. Beijos

www.semprovas.blogspot.com

Visitas