segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

Um passo à frente


As pessoas pensam que ser evoluído é saber falar mais de uma língua, saber mexer no computador e estar antenado em tudo. Isso, na minha opinião, é o mínimo que você pode fazer para não insultar seu próprio cérebro, mas não é evolução.
Evolução é ter ideias novas e próprias. É não se aprisionar na escravidão da moda, do consumismo, da mídia. Evolução é não achar que "música" eletrônica é foda só porque todo mundo acha. Evolução é admitir, em público, que você gosta daquilo que ninguém mais gosta.

Evoluir é não ser maria-vai-com-as-outras. Vejo muita gente submissa e pau-mandada por aí, que detesta algo em um segundo, e no outro já ama, só porque alguém disse que "se você não gosta disso, você não se encaixa." Ser evoluído é aceitar seus próprios defeitos, entender que todo mundo os possui, e não andar por aí atuando, controlando um avatar de si mesmo, só para agradar outras pessoas.

Agora, o que não é: ser evoluído não é encher a cara só pra contar no dia seguinte; não é ir para outro país só para contar que foi e não absorver as coisas boas da viagem porque passou a maior parte do tempo se preocupando em postar fotos no Instagram, no Facebook, no Tumblr, só para esfregar na cara de todo os outros aquilo que você não é, aquilo com que ninguém se importa; não é odiar Crepúsculo nem amar Beatles; não é ler Clarice e Nietzsche; não é comprar um iPhone, iPad, ou qualquer outro produto, só porque ele tem uma maçã mordida em sua capa. Ser evoluído não é ser moderno, porque a modernidade é um saco. Também não é ser hipocritamente antigo, só porque é cool ser retrô.

Evoluir é ter uma ideia brilhante e não ter vergonha de anunciá-la para todo mundo. É sentar para ler um livro, ou ver um filme, ou ouvir a uma música, e tentar ler nas entrelinhas tudo o que está sendo dito ali, mas não concordar cegamente com tudo. É ter amigos, mas não modelos para serem seguidos. Conheço muita gente que imita os amigos nas gírias, nas atitudes, algumas até no tom da voz. Conheço gente que não coloca cinto de segurança no carro de um amigo que também não coloca só para não parecer careta, e põe em risco sua própria vida! Conheço gente que se o amigo diz "vamos", ela vai, e quando o amigo desiste, ela também concorda que não era uma boa ideia.

Isso não é evolução. Isso é ter um cérebro e deixá-lo ali, parado, à mercê da correnteza, na inércia dos pensamentos alheios e não seus.

Acorde para a vida e evolua. Se não por você, pelas pessoas que te querem bem. E se não por elas, por respeito a cada partícula de energia que fez um ser microscópico e unicelular evoluir à humanidade pensante da qual você faz parte.

Um comentário:

Camila disse...

Adoro seus textos! De onde você é?

Visitas