quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Fly away, breakaway


Há algumas espécies de pássaros que migram, todos os anos, para lugares mais quentes quando o inverno chega. É intrigante e ninguém sabe dizer ao certo como eles sabem para onde ir, mas assim que os primeiros sinais de frio começam a aparecer, um pássaro decide levantar voo, e então o bando inteiro o segue.

É uma lei de sobrevivência, não só para os pássaros que migram, mas para todo ser vivo de sangue quente: buscar calor. Quando fica frio, quando um inverno se instala, quando é impossível aguentar o vazio e o gelo de uma estação, é o que fazemos para continuar a viver.

Como sabemos para onde ir? Como esses pássaros fazem para encontrar o lugar exato, todo ano? Qual é o segredo da busca? Não pode ser apenas instinto. É o que você sente dentro que te move para o lugar certo. O frio que você sente te leva para o calor que você procura. Talvez seja assim com os pássaros, também. Magnetismo e força vital.

O que nos diferencia dos pássaros, além das características óbvias, é que nós não estamos em bando. Cada um de nós sabe o momento exato de alçar voo. Cada pessoa tem que decidir sozinha quando o frio deixa de ser agradável e se torna mortal. Somos pássaros solitários e essa é a parte mais difícil das nossas migrações: no momento em que você decide abrir as asas, você está voando sozinho.

2 comentários:

Adna Martins disse...

Terminei de ler e já bateu saudade daqui. Beijos.

Dani disse...

O triste é perceber que há seres humanos que acabam se acostumando e convivem com o frio.

Visitas