segunda-feira, 27 de agosto de 2012

O som de um novo começo


É sempre igual quando nos cansamos de alguma coisa, e isso acontece o tempo todo na vida: começamos a implorar por mudanças. Transformações na vida como a conhecemos em algo completamente novo, empolgante, brilhante. Desejamos acordar e encontrar as coisas em lugares diferentes, abrir a porta do quarto e dar de cara com novas possibilidades, novos ângulos, perspectivas às quais não havíamos prestado atenção ainda.

Assim, é irônica a forma como, mesmo desejando tanto estas mudanças, continuamos agindo da mesma forma e cometendo os mesmos erros. E a verdade é que queremos as mudanças tanto quanto as tememos. Porque, e se você descobrir no meio do processo que mudar significa abrir mão de certas coisas? E se você se deparar com uma mudança tão grande que requer um espaço que já está ocupado dentro de você há muito tempo, e então se ver obrigado a esvaziá-lo? Algumas mudanças são verdadeiras reformas, exige que derrubemos paredes, reconstruamos estruturas, mudemos as nossas bases. 

Mudar é perder coisas. A gente sabe que se as coisas mudarem, vamos sorrir de uma forma diferente. Ninguém quer isso. Então lutamos contra tudo aquilo que nos leve a caminhos diferentes, fechamos os olhos para as possibilidades que aparecem e que poderiam, de fato, mudar nossas vidas.O problema é que não podemos manter as coisas como elas estão para sempre: a vida muda o tempo todo, querendo ou não. Em um dia, em um segundo, em um instante. Você pode insistir em se manter no mesmo caminho para sempre, mas vai chegar uma hora em que você vai dar de cara com um muro infinitamente alto e terá que escolher continuar pela esquerda ou pela direita - menos em frente. Vai chegar um momento em que a única escolha será a mudança. Você está preparado para isso?

Ou você provoca suas próprias mudanças ou terá que aceitar as que a vida impor. E eu não sou um especialista nisso, mas aqui vai o que eu sei sobre as mudanças: as pessoas que mais sofrem são aquelas que lutam contra as transformações e, de repente, são obrigadas a mudar.

"Sem luz, sem luz nos seus olhos azuis brilhantes,
Eu nunca pensei que a luz do dia pudesse ser tão violenta,
Uma revelação à luz do dia, 
Você não pode escolher o que fica e o que desaparece,
E eu faria qualquer coisa pra você ficar."
(No Light, No Light - Florence and the Machine)

*O título deste texto é inspirado na música "Now is the start - A Fine Frenzy"

Nenhum comentário:

Visitas