segunda-feira, 25 de março de 2013

Deixe ir


Eu tenho uma tatuagem no braço de que gosto muito. É uma gaiola, cuja portinha está aberta. Dentro dela, há um pássaro e um coração e, abaixo, a inscrição LET GO. Significa "deixe ir". No outro braço, bem na mesma altura, há dois pássaros voando. Foram embora. Às vezes me perguntam o que minhas tatuagens significam e, para essa, a explicação é muito simples: desapego. Mas o significado dessa palavra, na prática, não é tão simples assim.

Deixar ir não é fácil, principalmente quando amamos aquilo que acreditamos possuir. Estamos tão acostumados com as coisas que elas passam a fazer parte da natureza do nosso mundo particular, como a gravidade. Se você abre mão delas, a sensação é a de ficar sem chão, sem ar, sem luz. Deixar ir dá medo porque e se você der a algo a escolha de ir embora ou ficar, e ele optar por ir? E se você passar muito tempo da sua vida desejando que tinha algo e em uma fração de segundos ter que encarar a realidade de que nunca foi seu de verdade, que nunca quis fazer parte da sua vida? Poucas coisas são tão insuportáveis.

Mas às vezes temos que aceitar que algumas coisas precisam ir embora, e que essa é a engrenagem que move a vida: a perda. É perdendo tempo que a gente aprende a valorizá-lo, é perdendo a sanidade que a vida nos ensina a pensar duas vezes e contar até cem antes de fazer algo por impulso ou raiva, é abrindo mão de velhos hábitos que a gente se dá a chance de perceber o quanto a vida pode ser melhor sem eles. Perder é se permitir ganhar.

Às vezes, é preciso abrir a porta da gaiola e ver o que acontece. Deixar ir é um ato de libertação para todas as partes. Ninguém quer viver preso a algo, assim como ninguém merece dedicar sua vida a um pássaro que quer voar embora - Fly Away, como diz uma outra tatuagem que eu conheço muito bem. É necessário deixar ir um amor, um projeto, e principalmente o orgulho.

No final das contas, há outra pergunta que fazem sobre a minha tatuagem, e ela é bem pertinente: por que há um pássaro e um coração dentro da gaiola? Por que eles não foram embora com os outros pássaros? E a resposta para isso é mais simples ainda: porque eles escolheram ficar.

"Quando a luz do dia chegar, eu  terei que ir
Mas esta noite eu vou te abraçar bem forte."
(Daylight, Maroon 5)

Nenhum comentário:

Visitas